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terça-feira, 24 de julho de 2012

TEXTO: A FASE DAS MORDIDAS - SEU FILHO MORDEU OU SEU FILHO FOI MORDIDO



Seu filho(a) mordeu ou foi mordido???
Como lidar com essa fase???
Pois é...  essa fase é terrível!!!
A minha filha mordeu uma amiguinha da escola e a professora me chamou para conversar...
Foi a primeira e única vez que fez até hoje... mas mesmo assim a gente fica passada...
É muito ruim seu filho ser mordido ou mesmo morder.
Uma amiga teve a filha mordida e foi até a escola e fez um escândalo sobre o ocorrido. Passado alguns dias ela foi chamada na escola porque a filha dela tinha mordido outra criança. Ela simplesmente alegou que a filha dela tinha aprendido a morder na escola e que não havia o que fazer...
Adoro essa amiga, mas esse não é o caminho a seguir...
Pensando no ocorrido indico o site abaixo que é muito legal e explica bem  sobre o assunto.



ENSINO INFANTIL


Como lidar com a fase das mordidas
Veja as dicas dos especialistas para saber o que fazer quando seu filho chega em casa com uma mordida ou quando você recebe a queixa de que ele mordeu alguém

29/05/2012 17:45

Texto Adriana Carvalho





Site: educar para crescer da editora Abril

Tire suas principais dúvidas aqui: http://abr.io/mordidas

Ou Copie e cole:

educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/fase-mordidas-686656.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar


Abaixo um pouquinho do texto que encontrará no site:



"Quando a criança morde outra pessoa, é importante a mediação de um adulto, para fazer com que ela reflita sobre o que fez e para que entenda que há outras maneiras de conseguir o que deseja. "O adulto deve mostrar à criança que há outros meios de expressar-se ou de conseguir o que se quer. Pode-se dizer, por exemplo: 'se você não gostou do que ele fez, vamos dizer isso a ele', ou 'você quer o brinquedo? Então vamos pedir o brinquedo'", diz Marilene Proença, membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 

A especialista afirma que o adulto deve mostrar à criança que a linguagem é a forma certa de se obter as coisas. "O papel do adulto é transformar a atitude corporal em uma atitude mediada pela linguagem. Esse é um grande objetivo da educação, tanto na escola quanto em casa", explica ela. Quando esse ensinamento não é dado logo cedo, as crianças crescem e mantém as atitudes corporais para conseguir o que querem. É o que se vê quando crianças mais velhas se atiram no chão e fazem escândalo quando são contrariadas.

A mordida é sempre uma situação difícil para os pais de ambas as crianças, diz Rosana Ziemniak, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo. "Os pais da criança mordedora sentem-se envergonhados e os pais da criança mordida ficam chateados pelo machucado do filho. Cabe à escola mediar as relações entre as crianças e seus familiares para minimizar os sentimentos negativos e criar situações para estabelecer limites, mostrando a importância do respeito e do tratar bem o amigo que ficou triste por ter sido machucado", diz Rosana. Ela acrescenta que tanto a escola quanto os pais devem aproveitar essas situações para ensinar à criança as regras de convivência. 

Marilene Proença, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), concorda e diz que os pais não devem aceitar a ocorrência da mordida como uma coisa rotineira. "O ideal é procurar a coordenação da escola, dizer que isso não pode acontecer e procurar entender o que houve para gerar essa situação", comenta ela. Rosana Ziemniak acrescenta que a criança mordida deve ser acolhida e incentivada a expressar seu descontentamento, porém nunca deve ser incentivada a revidar, ou seja, a morder também."


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