Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

TEXTO - CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

Há um tempo atrás comprei uma revista que achei muito legal que fala como são as crianças em cada idade.

Hoje mexendo nas minhas coisas peguei a revista novamente nas mãos e achei que por ser tão legal valia a pena compartilhar.

A revista tem várias reportagens e não daria para transcreve-la toda nesse espaço (e nem posso... rs.. onde estão os direitos autorais...). 

O problema é que não sei se ainda tem para vender nas bancas, mas se acharem não percam a oportunidade de comprar...

Fiz um resuminho para vocês terem uma noção de como as crianças agem em cada idade (a revista que tenho é só de 3 a 5 anos, mas faz parte de uma coleção que vai até os 14 anos).

Então vamos lá...




CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

A fase de bebê ficou para trás e seu filho começa a frequentar a escola e caminha para a independência.

Agora, seu maior desafio será deixar “sua cria” ir adiante, mas haverá muitas recompensas ao vê-la crescer.

Nessa fase é fundamental assegurar que os pequenos durmam o suficiente (de 10 a 12 horas por dia), pratiquem atividades físicas (para o bom crescimento) e tenham uma dieta saudável. Se ele é genioso e instável, atender a essas necessidades básicas pode ser um desafio, mas é muito importante para a saúde das crianças.

Aos 3 anos seu filho está se tornando independente, mas ainda precisa e quer você por perto. Ele iniciará novas relações afetivas, mas a mãe/pai continua sendo o centro do seu mundo. A medida que cresce e se trona mais forte fisicamente, abre-se para ele um novo leque de atividades e oportunidades para brincadeiras. A criança passa a ter maior coordenação motora, sendo capaz de ficar em uma perna só e se aventurar pelas escadas ou até mesmo subí-las. Nessa idade a mãe/pai será capaz de compreender melhor o filho e responder mais rapidamente às suas necessidades. A criança também entenderá com maior facilidade e perceberá que, embora às vezes a mãe/pai possa não gostar de alguns comportamentos, ainda assim o ama.

Aos 4 anos é hora de observá-lo a crescer e se transformar enquanto ele se aventura pelo mundo. Nessa idade, a criança começa a perder a aparência de bebê. A gordura tipicamente infantil desaparecerá. A capacidade pulmonar aumentará. Ele terá mais energia e você descobrirá que já não precisa “deixa-lo vencer” todas as corridas e pode até achar difícil acompanha-lo. A medida que seu filho que fica mais ativo e passa a brincar e conviver com outras crianças fora de casa, uma boa higiene é essencial para protege-lo de infecções. Nesta fase a criança tem capacidade de compreensão mais apurada e consegue reter na mente, por mais tempo, as informações passadas. Nessa idade estão aprendendo a lidar com as emoções e está começando a construir amizades fora de casa. Elas forma um círculo mais amplo de ligações, no entanto é o forte vínculo com os pais que lhe permite desenvolver relações bem sucedidas com outras pessoas. Nesta etapa do desenvolvimento a diferença entre fantasia e realidade, em geral, não está muito clara para a criança.

Aos 5 anos a criança se tornará mais capaz e independente conforme aprende novas habilidades. Nessa idade os primeiros dentes começam a cair - um marco na vida da criança. Seu peso e altura continuarão a aumentar regularmente e o rosto se afina conforme a gordura é substituída por músculo. Muitas crianças terão essa aparência esguia até a puberdade. Nessa fase os sentimentos estarão a flor da pele, é quando terá mais contato com as próprias emoções e precisará de ajuda pra lidar com elas. Apesar de ter uma imaginação vívida e ficando cada vez melhor em diferenciar fantasia e realidade, seus medos, agora, se tornam mais concretos e merecem mais atenção. Também passa a dominar a habilidade de fazer manha, a fim de conseguirem o que querem. Cuidado! É importante que a criança tenha uma rotina, que saiba a que horas os pais estarão em casa e com quem pode contar na ausência deles. Começa a mostrar preferencia por algumas atividades específicas. Maior concentração e destreza permitirão a execução de tarefas mais precisas. Estará avido por histórias e compreenderá que elas têm começo, meio e fim. Nesta fase a capacidade de atenção cresce e ele passará mais tempo lendo livros. É capaz de dar uma avaliação bem precisa das próprias habilidades, especialmente ao lhe dizer no que é bom. Ficará motivado a compartilhar as conquistas com você porque sua aprovação é muito desejada.



Fonte: Revista Seu Filho Ano a Ano – volume 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário